Magnificathy

Estudos Bíblicos O Espirito Santo
Home
Produtos
Estudos Biblicos a Lei de Deus
Estudos Biblicos Crescimento Espiritual
Estudos Biblicos Santificação
Estudos Biblicos Profecias Sonhos
Estudos Biblicos O Amor
Estudos Biblicos Namoro Noivado Casamento
Pensamentos
Palavras que edificam
Estudos Biblicos A Família
Estudos Bíblicos O Espirito Santo
Estudos Biblicos O Servo
Estudos Bíblicos A Oração
Estudos Biblicos O Perdão
Estudos Biblicos O Pedido Confiante e a Regra de Ouro
Estudos Biblicos Julgamento
Estudos Biblicos Nossos Bens
Estudos Biblicos Anjos
São Miguel São Rafael São Gabriel
Hierarquia dos Anjos
Figuras
Estudos Biblicos Aflições
Estudos Biblicos O Propósito de Deus
estudos Biblicos Numeros na Biblia
Salmos
Salmo Libertação
Favorite Links
Contact Me

espiritosanto.jpg

GUIADO PELO ESPIRITO SANTO

Mesmo um Cristão de muitos anos, nunca poderá experimentar o sucesso para as várias áreas da sua vida se nao for guiado pelo Espírito Santo.

É necessário conhecer o Espírito Santo iniciando por entendê-lo através da Palavra de Deus. Ele é em si, tudo o que a Palavra diz que Ele é; Ele fará em si tudo o que a Palavra diz que Ele fará.

Quando descobrir como Ele se manifesta em si e render-se à sua presença, terá o sucesso para a sua vida.

O Espírito Santo é a terceira pessoa de Deus e está hoje na Terra, no entanto, em muitas Igrejas nao Lhe é permitida a entrada. Pastores há que, programam tudo para a sua Igreja, e quando o Espírito Santo os quer instruir em alguns aspectos, nao tem permissao para isso.

Devemos ser guiados pelo Espírito Santo.

DEUS GUIA-NOS DE VARIOS MODOS

Quem nos guia é a 3ª pessoa de Deus, o Espírito Santo nao é Deus o Pai mas Deus o Espírito Santo.

Joao 16:13 - "Mas quando vier aquele Espírito de verdade, Ele vos guiará em toda a verdade; porque nao falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há-de vir."

Deus guia os Seus filhos de várias maneiras:

1 - Através da Palavra de Deus. (A Palavra de Deus está sempre em 1º lugar).

2 - Através do nosso espírito.

( O Espírito Santo é quem reside em nós e fala ao nosso espírito).

3 - Através de sonhos

4 - Através de visoes

5 - Através de profecias

ATRAVÉS DA PALAVRA DE DEUS

Jesus é Deus e é a Palavra escrita, portanto, Deus fala sempre 100% de acordo com a Palavra escrita.

Há cristaos que andam à procura de orientaçao de Deus em muitos lugares, mas grande parte dessas pessoas nao vao ao sítio certo.

Se pretender saber qual a vontade de Deus para a sua vida, para os seus negócios, seu lar, sua profissao, poderá encontrar na Palavra de Deus. Se quiser que Deus o guie nesta ou naquela área, procure na Bíblia qual a vontade de Deus àcerca desse assunto pois o lugar certo é sempre a Palavra de Deus. Ele tem a soluçao para todas as coisas.

DEUS FALANDO A JOSUÉ PARA COMPARTILHAR UM SEGREDO PARA O SUCESSO

JOSUÉ 1:8 " Nao se aparte da tua boca o livro desta lei; antes, medita nele, dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque, entao, farás prosperar o teu caminho, e, entao, prudentemente te conduzirás."

Josué é incentivado a meditar na Palavra de Deus a fim de falar o mesmo que Deus fala e fazer conforme o que está escrito na Bíblia. Deste modo Josué seria bem sucedido pois a Palavra de Deus é a Sua vontade para todas as áreas da nossa vida.

Em Mateus 7:24 lemos:

"Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha."

Cada cristao deve fazer com que o seu tipo de vida consista em ouvir e praticar a Palavra de Deus.

Muitos apenas gostam de ter o título de religiosos, estao cheios de conhecimento mas nada poem em prática.

Cristianismo nao é ter uma religiao mas é, ser discípulo de Jesus em toda a acepçao da Palavra.

Deus dirige-nos e instrui-nos através da Sua Palavra - devemos ouvir e praticar a Palavra de Deus. Certa vez Jesus fez referência a dois homens, um que era prudente e outro, insensato. O homem prudente constrói a sua casa sobre a rocha tal como faz o cristao que vem à Igreja e, ouve e pratica a Palavra de Deus. Quando os problemas surgem ele nao cai porque está bem fundamentado (alicerçado) na rocha.

O insensato, é aquele que nao ouve a Palavra de Deus ou, vem à Igreja e ouve a Palavra mas depois nao a poe em prática. Este homem está a construir a sua vida numa base falsa - os seus alicerces estao colocados em areia. Quando um dia o diabo trouxer uma tempestade, ele vai cair por- que a areia nao é sólida.

¨Um cristao

tem Jesus na sua vida! "

Ele tem Jesus mas está  cons-

truindo a sua vida numa fundaçao falsa.

ATRAVÉS DO NOSSO ESPI'RITO

O ser humano é um espírito.

Nós nao temos um espírito, nós somos um espírito.

Podemos ler na Bíblia que Deus é o Pai dos Espíritos e em Génesis lemos que Deus nos fez à Sua semelhança. Somos portanto um espírito, temos uma alma e vivemos num corpo.

O corpo que possuímos é o local onde o nosso espírito habita na terra. Nós temos um homem interior - o espírito, e um homem exterior - o corpo.

II Coríntios 4:16-18- " Por isso nao desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia."

O homem exterior é vísivel, temporário e corrompe-se, mas o homem interior que nao é visível renova-se de dia para dia e nunca terá fim.

O nosso corpo é uma casa sendo o verdadeiro "eu", o nosso espírito (II Coríntios 5:1-8).

Em relaçao à alma, podemos verificar que é outra parte de nós ( Hebreus 4:12,13 ).

Pois a palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas.Julga os pensamentos e as intenções do coração. Não há criatura que possa ocultar- se diante dela. Tudo esta nú e descoberto aos olhos daquele a quem devemos prestar contas.

A nossa alma é composta por

três áreas:

1 - A Mente

2 - A Vontade

3 - As Emoçoes

A alma é a parte de nós que pensa e raciocina, transmite-nos as emoçoes e faz as decisoes.

Deus respeita a nossa própria vontade, nao interferindo na capacidade que temos para decidir segui-Lo ou nao .

Deus também nao se utiliza das nossas emoçoes para nos guiar porque Ele nao é alma; Deus é Espírito e por conseguinte Ele orienta os seus filhos através do espírito de cada um.

Onde se encontra o nosso espírito ?

Embora possa parecer muito estranho, o nosso espírito está localizado na regiao das entranhas.

Vejamos em:

Joao7:37,38 - "E, no último dia, o grande dia da festa, Jesus pos-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.

Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrao do seu ventre".

O nosso espírito vive no ventre, por isso quando alguém se assusta coloca as maos no estômago, porque o seu espírito está lá. Quando se ri nao poe as maos nos pés ou na cabeça, pois nao? Poe no estômago.

Quando diz à sua esposa: "Amo-te" Onde é que tem es-

se sentimento?

Dizemos ser no coraçao porque este está muito perto do espírito.

Quando Adao e Eva pecaram, diz a Bíblia que eles morreram. Mas qual foi a parte deles que morreu? Nao foi o corpo nem a alma porque eles ainda viveram 900 anos.

O que morreu foi o espírito, deixaram de ter a capacidade de ouvir a voz de Deus.

O mesmo acontece nos nossos dias. Enquanto uma pessoa nao receber Jesus na sua vida, o seu espírito está morto ou seja, separado de Deus, por isso nao pode ouvir o que Deus tem para lhe dizer.

O que fazem entao as pessoas sem Cristo?

Andam segundo a sua própria mente, que como sabemos é limitada, e nao é ela que deve dirigir o homem. Há forças mais fortes que a mente, e uma delas é o espírito.

O corpo humano é a casa onde Deus habita.

II Cor.6:16 - " E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei, e eu serei o seu Deus e eles serao o meu povo".

Deus está dentro de cada um dos seus filhos e se aprender a ouvi-Lo , nao cometerá tantos erros ao longo da sua vida.

O Espírito Santo reside no interior do espírito de cada um dos filhos de Deus, e quando somos baptizados no Espírito Santo o nosso espírito fica cheio do Espírito de Deus e quanto mais falarmos em línguas, mais o Espírito Santo enche o nosso. Há necessidade de alimentarmos o espírito, tal como alimentamos o nosso corpo. O alimen-

to indicado para o nosso espírito, é a Palavra de Deus.

Mateus 4:4 "... nem só de pao viverá o homem mas de toda

a Palavra que sai da boca de Deus".

DEUS FALA AO NOSSO ESPIRITO

Deus fala a cada um dos seus filhos através do espírito, mas o diabo utiliza-se da mente. Satanás usa pensamentos, dúvidas, receios; é como um dragao que tenta lançar chamas sob a forma de pensamentos. Quando ele fala a um irmao ele nao possuiu a mente dessa pessoa, mas está a lançar chamas de fogo.

DEUS NAO NOS GUIA POR SINAIS

Um dia uma irma fez a seguinte oraçao:

"Senhor , se realmente desejas que eu faça isso, abre aquela porta, fecha aquela janela e o gato tem de fazer qualquer coisa"...

Ela estava a pedir sinais visíveis e isto é muito perigo-

so, porque o diabo também é capaz de fazer sinais no campo do visível.

Deus nunca nos prometeu guiar-nos através de sinais.

A nosssa conduçao deve ser feita através do Espírito Santo de Deus.

Outro caso houve em que um irmao me disse que tinha pedido ao Senhor que lhe desse um sinal referente a dízimos e ofertas. Depois de mais de um mês, aproximou-se de mim confuso, porque Deus nao lhe tinha respondido àquela oraçao.

A minha resposta foi a seguinte:

"Deus nunca vai responder-lhe a essa oraçao porque Ele já deu directrizes sobre esse assunto , e estao descritas na Sua Palavra"

Esse irmao acrescentou que sabia que estava na Bíblia mas precisava de um sinal.

Veremos o que poderá acontecer se insistir na existência de um sinal.

O diabo pode entrar nesse campo e dar-lhe o sinal; este é um dos motivos que leva muitos cristaos a seguirem cami-

nhos errados.

Temos que concordar que nao há maior revelaçao do que a Palavra de Deus, e tudo o que vem de Deus é de acordo com a Sua Palavra.

O MODO Nº UM DE COMO O ESPIRITO SANTO NOS GUIA

Como poderei ouvir o Espírito de Deus?

O Espírito Santo que habita no seu espírito, guia-o através de uma voz interior, baixa e suave.

Para confirmar estas caracte-

rísticas do Espírito Santo, vejamos o que se passou com Elias quando fugiu de Jezabel ( I Reis 19:1-12)

O Senhor veio falar com Elias, mas nao foi através de um terramoto nem de fogo, mas Deus respondeu-lhe com uma voz " mansa e delicada".

Há cristaos que andam muito atarefados trabalhando para Deus, absorvidos com ideias que gostariam de ver concretizadas e quando Deus lhes fala, eles nao O ouvem porque as suas mentes estao cheias, incapazes de captar qualquer coisa mais.

Mas como Deus é um " cava-lheiro" a tratar connosco, nao nos grita, e deste modo essas pessoas nao O conseguem ouvir.

Normalmente as pessoas que estao atentas ao Espírito de Deus, pensam que é no jejuar que está a soluçao e dizem a Deus:

"Senhor, vou jejuar por este problema, dá-me depressa a soluçao".

O jejuar nao vai mudar Deus, porque Deus é imutável!

Poderá perguntar:

" Entao para que serve o jejum?".

O jejum nao muda Deus, mas vai mudá-lo a si. Quando uma pessoa jejua, fica em maior sossego e tranquilidade, de modo a poder estar mais aten-

to à Palavra de Deus; a sua mente nao está tao ocupada, tao activa e o seu corpo também está mais relaxado. A sua mente consegue ouvir palavras meigas, doces e suaves.

Querem saber o que eu faço?

Todas as manhas eu tiro tempo para estar com Deus, medito na Sua Palavra e oro em línguas. Por isso, eu ando tranquilo diante de Deus e com facilidade eu oiço a Sua voz.

Quando Deus me diz algo, eu ouço-O e por vezes tomo notas num caderno de apontamentos - Eu só faço o que Deus me diz para fazer.

Vejamos Actos 27:9-11.

Depois de esperarem por bom tempo o capitao ordenou que o navio partisse, e Paulo que era um homem de Deus com o Espírito Santo a viver dentro dele, teve uma revelaçao. Mas Deus nao apareceu em visao nem numa luz forte, nem através de um anjo.

Deus falou-lhe numa voz baixa e tranquila, de tal modo que Paulo disse:

Actos 27:9-11 "...Varoes, vejo que a navegaçao há-de ser incómoda, com muito dano, não só para o navio e carga, mas também para as nossas vidas..."

Mas o centuriao cria mais no capitao e no mestre, do que no que dizia Paulo. Eles continuaram a viagem e o navio naufragou.

Poderá haver quem pergunte:

"Mas porque é que Deus permitiu isso?"

A resposta é simples: Porque nao deram ouvidos ao Espírito Santo.

Do mesmo modo, mui-

tos cristãos têm naufrágios porque não dao ouvidos à voz de Deus.

Em Génises 15:4 - " E eis que veio a Palavra do Senhor a ele, dizendo: Este nao será o teu herdeiro; mas aquele que das tuas entranhas sair, esse será o teu herdeiro,"

Vemos que também foi essa forma como Deus conduziu a Abraao.

A Bíblia nos diz que a Palavra do Senhor veio sobre ele, e " A Palavra do Senhor" significa a voz baixa e suave.

Muitos cristaos há que procuram o espectacular e perdem o sobrenatural. Esta voz baixa e suave não é espectacular, nao se manifesta com grandes ruídos, vozes, etc...

Uma visao por exemplo: é uma coisa espectacular, mas esta não é a forma nº um de o Senhor nos falar - Deus fala através de uma voz baixa e tranquila, no seu coraçao.

Provérbios 20:27 - " A alma do homem é a lâmpada do Senhor, que esquadrinha todo o mais íntimo do ventre."

É através do nosso espírito que Deus nos conduz. Devemos esperar que Deus nos oriente através do nosso espírito. Se dermos atençao à voz de Deus, teremos sucesso em tudo.

ATRAVÉS DE SONHOS E VISOES

Que outras formas há para Deus nos guiar?

Sonhos

Visoes

Profecias

Em relaçao a estas três formas que Deus também uti-

liza para nos guiar,devo acrescentar que é necessário que estejam sempre de acordo com a Palavra de Deus, de outra forma, nao sao do Senhor poderao ser do diabo ou fruto da própria mente.

O Senhor utiliza-se de sonhos para encorajar e ensinar as pessoas, e também para lhes dar instruçoes e avisá-las de perigos.

Na Bíblia encontramos vários sonhos vindos de Deus porque estao de acordo com a Sua Palavra. No entanto, devo enfatizar que estas nao sao a forma número um de Deus nos guiar.

Na minha opiniao, a maior parte das vezes Deus utiliza-se destes três processos quando nao nos pode falar através da Sua Palavra, ou do nosso próprio espírito.

Por vezes, Deus tem que aplicar algo espectacular a fim de despertar a nossa atençao. Quando Deus se tem que manisfestar a si utilizando o espectacular, nao é a melhor maneira, mas acontece provávelmente porque Ele nao consegue encontrá-lo na sua oraçao diária, para lhe poder dizer o que quer.

Em relaçao à profecia, verificamos que a profecia do Velho Testamento é diferente da do Novo Testamento.

No Velho Testamento só os profetas é que tinham profecias e se algum filho de Deus quisesse uma profecia, tinha de ir a um profeta, e este perguntava ao Senhor, e o que ouvisse da parte do Senhor, ele transmitia ao irmao.

Nos dias de hoje é diferente porque todos temos o Espírito Santo dentro de nós, e assim nao há necessidade de consultar outras pessoas. Temos o maior connosco.

Se formos capazes de ouvir o Espírito Santo dentro de nós, podemos receber instruçoes do Senhor para as nossas vidas.

ATRAVÉS DE PROFECIAS

No Novo Testamento uma profecia é uma realidade que tem três finalidades:

Exortar

Edificar

Consolar

I Coríntios 14:3 - "Mas, o que profetiza fala aos homens para edificaçao, exortaçao e consolaçao."

A profecia nao tem como objectivo dizer-nos o futuro, porque saber o futuro é um dos dons do Espírito Santo que tem o nome de," Palavra de Sabedoria" ( I Corintios 12 : 8 ).

Se alguém lhe der uma profecia para a sua vida, tenha cuidado porque a profecia deve servir apenas para confirmar o que Deus já falou ao seu coraçao.

Deus nao guia os seus filhos através de profecias, portanto se nao servir para confirmar, o meu conselho é :

Nao dê ouvidos.

Deus conduz-nos através do nosso espírito, não por profecias.

Deus nos dá paz devemos esperar e confiar na sua palavra na voz interior .

Espere  e  verá a resposta do que vem do Senhor

Galatas 5:22

O fruto do Espirito,é: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, lealdade,mansidão, dominio próprio,